Pernambuco

Recife suspende testagem itinerante da Covid-19; saiba onde fazer exames gratuitos na cidade

A testagem itinerante para detectar a Covid-19 na população foi suspensa no Recife. Com isso, os testes gratuitos, que eram realizados sem precisar agendar em diferentes localidades na capital pernambucana, passaram a ser feitos apenas em dez pontos fixos na cidade, dos quais oito necessitam agendamento (confira endereços e horários mais abaixo).

g1 questionou a prefeitura do Recife sobre o motivo da suspensão desse serviço itinerante de testagem em meio à alta procura por testes, que tem provocados longas filas na cidade.

Por meio de nota, a administração municipal disse que, por causa “da alta procura” pelos testes de covid-19 nos postos fixos de testagem montados no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, foi necessário reforçar as equipes desses dois locais para dinamizar o atendimento deste serviço.

“Para isso, foi preciso desmobilizar, temporariamente, as ações de testagem itinerante, uma vez que o volume de exames realizados nesta iniciativa é menor. Ainda este mês, a Sesau planeja a ampliação de novos postos fixos de testagem”, informou.

A iniciativa era realizada desde agosto de 2021, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A cada dia, equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorriam várias localidades do município para testar a população em espaços como terminais integrados de ônibus e associação de moradores.

Através da testagem itinerante, qualquer pessoa podia fazer o teste que detecta a Covid-19 ativa, sendo necessário apresentar apenas um documento de identificação. O resultado ficava pronto em menos de 30 minutos.

Caso fossem identificadas pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno desse negativo, os profissionais de saúde agendam, através do Atende em Casa, a realização do RT-PCR, teste padrão ouro para detecção do vírus ativo.

Onde fazer testes gratuitos

Teste para detectar a Covid-19 na população é realizado gratuitamente em diferentes locais no Recife — Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

Teste para detectar a Covid-19 na população é realizado gratuitamente em diferentes locais no Recife — Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os pontos fixos de testagem gratuita da Covid-19 continuam funcionando no Recife. Em dois deles, não é necessário agendar: o Parque Urbano da Macaxeira, no bairro da Macaxeira, na Zona Norte da capital; e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

Nesses dois locais, o atendimento ocorre das 9h às 16h. Para fazer o teste, basta apresentar apenas um documento de identificação com foto, segundo a prefeitura.

Além disso, é possível fazer testes gratuitos da Covid-19 nos seguintes locais, das 8h às 17h, mediante agendamento no aplicativo Atende em Casa ou na internet:

  • Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;
  • Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério;
  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
  • Upinha Vila Arraes, na Várzea;
  • Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado;
  • Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira;
  • Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição;
  • Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

fonte: Globo Comunicação e Participações S.A.

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo