EconomiaSem categoria

Países com as maiores reservas de petróleo do mundo

petróleo é um recurso natural formado pela decomposição da matéria orgânica ao longo de milhões de anos e, como muitos outros recursos naturais, ele só pode ser extraído de reservas. A única diferença entre o petróleo e qualquer outro recurso natural é que o petróleo é, atualmente, a força vital da economia global. O mundo deriva mais de um terço de sua produção total de energia do petróleo, mais do que qualquer outra fonte, de longe. Como resultado, os países com as maiores reservas de petróleo do mundo têm um poder geopolítico e econômico desproporcional, se comparado aos outros países.

De acordo com a BP Statistical Review of World Energy 2020, 14 países constituem 93,5% das reservas mundiais de petróleo. Os países desta lista abrangem cinco continentes e controlam entre 25,2 e 304 bilhões de barris de petróleo cada um.

10 países com as maiores reservas de petróleo do mundo

Alguns países têm quantidades muito maiores do que outros. A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície. A Arábia Saudita é o segundo país com 267 bilhões, e o Canadá o terceiro com 170 bilhões de barris de reservas de petróleo. Confira a lista dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo abaixo.

1. Venezuela

  • 303 bilhões de barris

A Venezuela é um país com muitos conflitos e pobreza. Ironicamente, é também o lar das maiores reservas de petróleo do mundo, representando cerca de 18% do total das reservas globais. Não surpreende que o petróleo seja responsável por mais de 90% das exportações deste país. O envelhecimento da infraestrutura de extração de petróleo está diminuindo a produção anual de petróleo no país.

Em vista disso, o petróleo é responsável por 90% das exportações deste país. Apesar disso, o envelhecimento de sua infraestrutura está diminuindo anualmente. É triste saber que a população do primeiro lugar da lista dos 10 países com as maiores reservas de petróleo do mundo não aproveita sua riqueza.

2. Arábia Saudita

  • 267 bilhões de barris

Localizada no Oriente Médio, a Arábia Saudita é sinônimo de produção de petróleo. Mas não foram os sauditas que começaram a explorar. A empresa americana Standard Oil foi a primeira a perfurar petróleo na Arábia Saudita, em 1933. Hoje, a Saudi Aramco, a maior produtora de petróleo deste reino, é a empresa mais lucrativa do mundo, e a maior produtora de petróleo do mundo.

3. Canadá

  • 170 bilhões de barris

Talvez seja uma surpresa ver o Canadá como o número 3 nesta lista. Mais conhecido como a terra do povo amigável, alces e invernos extremos, o Canadá também tem reservas significativas de petróleo na província ocidental de Alberta. Este petróleo se encontra nas areias petrolíferas controversas do país.

A National Geographic rotula a operação petrolífera canadense como a “mais destrutiva do mundo”, pois o processo de extração das areias petrolíferas é de uso intensivo de energia. Grandes extensões da floresta boreal foram destruídas para dar lugar à mineração de betume a partir de poços enormes e abertos, tão grandes que podem ser vistos da Estação Espacial Internacional.

4. Irã

  • 155 bilhões de barris

O Irão possui muito petróleo e, em 2019, encontrou ainda mais, sendo 53 bilhões de barris de petróleo bruto na província de Khuzestan a oeste. 

Contudo, eles estão tendo problemas para vendê-lo, por causa das sanções dos EUA, impostas em 2018, quando o país desrespeitou um acordo sobre a produção nuclear.

5. Iraque

  • 145 bilhões de barris

O petróleo iraquiano é abundante, com seus campos sendo responsáveis por centenas de milhões de barris de petróleo.

Ao contrário de antes, em que o petróleo do país era administrado pelo Estado, agora ele é gerenciado por empresas privadas. Portanto, são as empresas estrangeiras que dominam o petróleo no quinto lugar da lista dos 10 países com as maiores reservas de petróleo do mundo.

6. Kuwait

  • 101 bilhões de barris

Localizado no Golfo Pérsico, ao lado do Iraque e da Arábia Saudita, o Kuwait possui reservas de petróleo. Ele e o gás representam cerca de 92% de sua receita de exportação.

O país começou a perfurar petróleo em 1938, com exportação comercial, em 1946.

7. Emirados Árabes Unidos

  • 97 bilhões de barris

Os Emirados Árabes Unidos são um pouco menores do que o estado do Maine, contudo, ele continua sendo um jogador poderoso na indústria petrolífera global.

Ele está localizado no Golfo Pérsico, sendo composto por sete cidades-estados independentes. Antes de ser descoberto em 1950, a pesca e a venda de pérolas eram o ponto mais alto da economia do país.

8. Rússia

  • 80 bilhões de barris

O petróleo russo produz 11% de todo o petróleo produzido no mundo. A maior parte do petróleo fica em casos na Sibéria Ocidental, sendo extraído sob empresas controladas pelo Estado, como Lukoil e Rosneft. 

9. Líbia

  • 48 bilhões de barris

A Líbia possui as maiores reservas de petróleo da África. A guerra civil reacendeu a produção e a exportação de petróleo pararam.

Depois da guerra, Khalifa Haftar fechou instalações petrolíferas nas partes leste e central do país em janeiro de 2020, com o objetivo de pressionar o governo a mudar.

10. Estados Unidos

  • 47 bilhões de barris

O Texas é o maior estado petrolífero dos Estados Unidos, seguido por Dakota do Norte e Novo México. 45% do petróleo consumido nos EUA é usado como gasolina, 20% é usado no aquecimento e como combustível diesel, e cerca de 8% é usado para alimentar motores a jato.

Em vista disso, o país norte-americano fica no último lugar da lista de 10 países com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Diferença entre reservas de petróleo e produção de petróleo

Os países com as maiores reservas de petróleo do mundo nem sempre se traduz em fortes números de produção de petróleo, óleo e subprodutos. As reservas de petróleo servem simplesmente como uma estimativa da quantidade de petróleo bruto economicamente recuperável em uma determinada região. Para qualificar-se, essas reservas devem ter o potencial de serem extraídas sob as atuais restrições tecnológicas.

Enquanto países como os EUA e a Rússia estão em baixa na lista de reservas de petróleo, eles se classificam altamente em termos de produção de petróleo. Mais de 95 milhões de barris de petróleo foram produzidos globalmente todos os dias em 2019, e os Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia estão entre os principais países produtores de petróleo do mundo, respectivamente.

Os 25 países com as maiores reservas de petróleo do mundo

ClassificaçãoPaísReservas de petróleo em bilhões
1Venezuela302,809
2Arábia Saudita267,026
3Canadá167,896
4Irã155,600
5Iraque145,019
6Kuwait101,500
7Emirados Árabes Unidos97,800
8Rússia80,000
9Líbia48,363
10Estados Unidos47,053
11Nigéria36,972
12Cazaquistão30,000
13China25,620
14Catar25,244
15Brasil12,999
16Argélia12,200
17Angola8,273
18Equador8,273
19México7,300
20Azerbaijão7,000
21Noruega6,611
22Omã5,373
23Índia4,600
24Egito4,400
25Vietnã4,400

OBS: Países de regime politico Comunistas , mesmo com reservas de Petróleo muitos maiores tem uma população com renda per capita muito menor.

Pesquisa: Charles Maia

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo