Dicas de NegóciosNegócios

Conheça 4 habilidades necessárias para empreendedores alcançarem o sucesso

Muitos brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio. Segundo dados do Ministério da Economia, em 2020, o Brasil teve mais de 19 milhões de empresas abertas. A vontade de empreender também aparece como o segundo maior desejo do brasileiro, de acordo com dados do levantamento Global Entrepreneurship Monitor (2020), atrás apenas de viajar. A pesquisa ainda apontou que 50 milhões de brasileiros pretendem abrir um negócio nos próximos três anos.

Embora ter uma boa ideia de negócio seja parte importante do processo de abertura de uma empresa, há uma série de outras características e habilidades comportamentais presentes no perfil dos grandes empreendedores que podem ajudar os iniciantes a prosperarem.

Confira abaixo quais são as principais habilidades necessárias para um empreendedor de sucesso:

1. Boa comunicação

Saber se comunicar com clareza e assertividade faz diferença em diversas etapas da trajetória empreendedora — seja para conseguir um bom investimento inicial, fazer um pitch de vendas convincente, ajudar na resolução de conflitos, conversar com seu público-alvo ou direcionar a equipe para a execução de tarefas. Vale destacar que a pluralidade de opiniões é muito benéfica para a construção de uma empresa. Por isso, além de falar, também é importante saber (e estar disposto) a ouvir diferentes pontos de vista durante esse processo de comunicação.

2. Liderança

O espírito de liderança também se destaca como uma das principais características para ter sucesso como empreendedor. Mesmo quem tem um perfil mais executor e não abre mão de “colocar a mão na massa” durante o trabalho precisa estar preparado para delegar tarefas, estabelecer metas coletivas e individuais e inspirar pessoas se quiser ter sucesso como empreendedor

3. Flexibilidade

A biografia de grandes empreendedores prova que adversidades fazem parte do caminho e que muito de seu sucesso está relacionado justamente à capacidade de contornar os obstáculos.

Nesse sentido, a flexibilidade também se mostra uma característica imprescindível. Mantenha a mente aberta para testar novos caminhos e soluções e esteja disposto a mudar rapidamente de rota quando necessário.

4. Apostar em uma boa gestão financeira

Além das habilidades ligadas ao comportamento, saber lidar com a parte administrativa sobre os números da empresa também é essencial para o sucesso do negócio. Entender sobre fluxo de caixa, capital de giro e gestão da conta PJ – separada da conta pessoal – é um fator determinante para que os empreendimentos tenham uma boa saúde financeira e, assim, prosperem.

fonte: Exame

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo