Economia

Banco Central libera novo site para consulta de valores a receber pelo CPF; veja como fazer

Veja o passo a passo para conferir se você tem algum valor para receber e as datas em que será possível fazer o resgate.

Nessa segunda-feira, 14 de fevereiro, voltou a ser liberado o acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR), novidade lançada pelo Banco Central no fim de janeiro. Como o nome já indica, a ferramenta permite que o cidadão consulte se tem valores esquecidos em instituições financeiras.

Sabe aquela conta que foi encerrada e que eventualmente ainda tinha um dinheiro? Aquela tarifa indevida cobrada pelo banco? Ou aquele valor aplicado no consórcio e que só poderia ser resgatado anos depois mas que ficou esquecido? Pois esse é o tipo de valor que pode estar disponível para o resgate agora.

O acesso a plataforma, como divulgado na semana passada pelo Banco Central, será por um site exclusivo: valoresareceber.bcb.gov.br. E o processo para verificar se você tem algo a receber é bastante simples. Confira abaixo.

Você precisa ver: Minha Vida Financeira do Banco Central; veja como consultar valores a receber

Primeira consulta é com o CPF

O primeiro passo é acessar o site indicado. O cidadão será direcionado para uma página com instruções sobre a ferramenta e nela haverá as indicações sobre onde clicar para consultar se tem valores a receber de instituições financeiras.

Clicando no local indicado, abrirá uma página onde o usuário deve preencher alguns dados. Veja:

Então, clicando em consultar aparecerá o resultado e as orientações sobre como proceder.

Se não houver nenhum valor disponível, o cidadão será orientado a realizar nova consulta a partir do dia 2 de maio de 2022.

Se houver valores a receber, então a orientação será sobre como resgatar o valor.

Como fazer o resgate dos valores?

O resgate do valor não será imediato. Se houver valores a serem retirados, o ususário receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)Período de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3

A partir desse segundo momento é que o cidadão precisará do login Gov.br para consultar o relatório detalhado.Você precisa ver: O que é uma conta Gov ouro e prata? veja como ter uma para acessar Valores a Receber

Veja o passo-a-passo para consultar e resgatar os valores na data e período de seu agendamento:

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site Gov ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  2. Volte no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
  3. Se você perder sua data e período de resgate, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima;
  4. Se também perder seu sábado de repescagem, vá até valoresareceber.bcb.gov.br a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Perdi a data, o que fazer?

Quando receber o agendamento, é importante confirmar se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação.

É importante que o usuário volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Mas se ele não comparecer nessa data e período, será possível voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Se o cidadão perder também o sábado de repescagem, ele poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

E caso a consulta e ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não se preocupe, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Fique atento para não cair em golpes

  • O único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br;
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber;
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
  • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

O que é o SVR

Sistema Valores a Receber é uma nova ferramenta disponibilizada pelo Banco Central (BC). Ela deverá ajudar pessoas físicas e jurídicas a saber se elas têm dinheiro para receber de alguma instituição financeira.

A ferramenta está ligada ao sistema Registrato, lançado no início de 2021 pelo BC também, e que fornece relatórios sobre a relação dos cidadãos com as instituições financeiras, como financiamentos, chaves Pix, etc.

Você precisa ver: Registrato do Banco Central: veja como fazer cadastro e login na ferramenta

Fonte: Banco Central

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo