Economia

Alerta: Tereza Cristina afirma que preços dos alimentos vão aumentar

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que os preços dos alimentos vão aumentar em virtude da invasão russa da Ucrânia. O conflito entre os dois países já dura nove dias. “Já tínhamos essa preocupação e, agora, ela aumenta”, disse, em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira, 4.

Tereza Cristina observou que a Ucrânia é um grande produtor de grãos, como milho e girassol. “A guerra vai causar um desarranjo enorme porque a economia hoje é globalizada”, constatou. “Será que a Ucrânia consegue plantar? Ela tem apenas 50 dias”, interpelou, ao mencionar que a situação é preocupante.

Segundo a ministra da Agricultura, o governo tem de cuidar do abastecimento de fertilizantes. Tereza Cristina afirmou que ainda é cedo falar em escassez do produto, apesar da dependência do Brasil. “Nosso plano A é fazer a recomposição que vínhamos fazendo lá atrás, quando não havia guerra”, disse.

Cristina tem viagem marcada para o Canadá, onde vai negociar a compra de potássio com produtores daquele país. Apesar de ter minas do insumo, mas não poder explorá-las em razão de entraves ambientais, o Brasil tem de importar 93% de potássio de outros países.

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo