Economia

Usar ar-condicionado no carro gasta gasolina? Entenda o caso

Entenda em quais situações há gasto e em quais o uso do ar pode ter efeito menor no consumo de combustível.

É que o combustível no Brasil está caro, mas é verdade que usar ar-condicionado no carro gasta gasolina? É o que fomos consultar para saber se procede ou não essa dúvida da maioria dos condutores de veículos no país e até no mundo.

Preço da gasolina no Brasil hoje

Nos últimos tempos, os motoristas brasileiros estão sofrendo com variações drásticas no preço da gasolina ao redor do país. Na Bahia, por exemplo, o preço alcançou a marca histórica de R$ 8 o litro do combustível no começo deste mês de março.

Com altas a todo instante, o preço médio da gasolina no Brasil, neste sábado, 19 de março, está em aproximadamente R$ 7,49 na maioria das cidades brasileiras. A informação é da TicketLog.

De acordo com o estudo apresentado, já está sendo registrado aumento de 9,5% no valor médio da gasolina em todo o país em relação ao mês de fevereiro de 2022. O motivo é pelo fato de a Petrobras ter reajustado em 18,77% o valor do litro da gasolina vendida às distribuidoras nacionais, no dia 10 de março.

Com isso em vista, muitas preocupações são criadas sobre como economizar combustível e o que fazer para evitar desperdício. Afinal, será que usar ar-condicionado influencia nessa questão? Explicaremos no tópico abaixo.

Usar ar-condicionado no carro gasta gasolina? Em algumas situações, sim

Essa dúvida não possui uma resposta precisa, pois depende da situação. Isso porque, o gasto de combustível é relativo, por depender de como o veículo está sendo usado, em quais condições e situações.

A empresa brasileira do ramo de combustíveis, Ale, confirma que manter o ar-condicionado ligado gera maior aumento no gasto de combustível.

Especialistas afirmam que o aumento é de cerca de 10% do combustível disponível ao utilizar ar durante todo o tempo em que o carro está em movimento.

Essa afirmação é baseada no consumo de combustível de carros que se deslocam em zonas urbanas.

Por outro lado, não significa dizer que desligar o ar e abrir as janelas é garantia certeira de economia de combustível em outras situações.

Em outros casos, janelas abertas podem gastar mais do que ar-condicionado ligado

Um exemplo de gasto de combustível com janelas abertas é na estrada.

Isso porque, para um carro se manter em uma mesma velocidade é necessário que as janelas fiquem fechadas, já que a medida que a direção do vento muda, e passa por dentro do veículo, ele perde força e precisa utilizar mais combustível para tentar se manter na velocidade.

Isso é o chamado freio aerodinâmico, que garante uma perda de 5% de combustível.

Especialista em mecânica da Ale, Jerry Casemiro afirma que para veículos que estão acima de 80km/h, o consumo de gasolina é maior com as janelas abertas do que com o ar-condicionado ligado.

Pesquisa: Charles Maia

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo