Receita Federal

Receita libera calendário de restituição do IR, veja como receber

Confira as datas de pagamento da restituição e como receber os valores.

A declaração do Imposto de Renda será permitida até o próximo dia 31 de maio, com a proximidade do encerramento da declaração, a Receita Federal já disponibilizou o cronograma de restituição da obrigação.

Ao total serão cinco datas em que a Receita Federal vai disponibilizar o cronograma de restituição do Imposto de Renda. Nesse sentido, vamos abordar agora quais são as datas e como receber a sua restituição, acompanhe!

Calendário da restituição

Para este ano, a Receita manteve o mesmo cronograma de antecipação da restituição que aconteceu durante o período de pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021. Confira:

Lote de restituiçãoData da liberação
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote29 de julho
4º lote31 de agosto
4º lote30 de setembro

É importante lembrar que idosos a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência e professores cuja fonte de renda principal tenha sido o magistério, possuem prioridade na restituição do Imposto de Renda.

Por fim, os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda com antecedência também conseguem se beneficiar com o recebimento nos primeiros lotes.

Como receber a Restituição do Imposto de Renda?

Para este ano, a Receita Federal disponibilizou a restituição via Pix. Para receber por Pix o contribuinte pode informar sua chave Pix CPF para receber a restituição.

Vale lembrar que a única chave aceita pela Receita Federal para pagar a restituição é o CPF. Porém também é permitido receber a restituição em uma conta corrente ou conta poupança de titularidade do contribuinte.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda nos seguintes canais da Receita:

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo