Mundo

Os 22 projetos mais esperados de 2022

Com o início do novo ano analisamos os projetos mais esperados para 2022. Em uma mistura de programas culturais e comerciais, os projetos estão localizados nos cinco continentes, muitos com previsão de construção para vários anos. Projetados em uma ampla gama de escalas, eles representam uma mistura de paisagens interconectadas, museus e novos arranha-céus.

Vários projetos este ano tiveram cronogramas de construção moldados pela disponibilidade de recursos e questões de trabalho relacionadas à pandemia. Ao mesmo tempo, também existem projetos que avançaram rapidamente e sua construção mostra as diferenças das condições de obra em todo o mundo. Desenhados a partir de diversos climas e abordagens de materiais, eles refletem o design e a construção através de uma lente global.

A seguir, os projetos que esperamos ver em 2022:

Taipei Performing Arts Center por OMA

© Chris Stowers
© Chris Stowers

O Taipei Performing Arts Center (TPAC) do OMA em Taiwan está quase finalizado. Composto por três teatros, cada um funcionando de forma autônoma, o projeto do OMA busca afastar-se do consenso tradicional de centros de artes cênicas com simplesmente um grande auditório, um teatro de médio porte e uma caixa preta de pequeno porte. A sua forma compacta permite várias “faces” definidas pelo teatro individual que se projeta desde o cubo central.

Sydney Modern por SANAA

Cortesia de SANAA
Cortesia de SANAA

SANAA, com sede em Tóquio, projetou um novo anexo à Galeria de Arte de New South Wales (AGNSW) em Sydney. Como o primeiro edifício do escritório na Austrália, o projeto transformará o principal museu de arte e se conectará por meio de um jardim de artes público ao ar livre com vista para o porto de Sydney. O novo edifício foi projetado para contrastar com o volume neoclássico do século XIX da Galeria como uma adição leve, transparente e aberta.

Torre Rosewood São Paulo por Ateliers Jean Nouvel

© Ateliers Jean Nouvel
© Ateliers Jean Nouvel

Jean Nouvel revelou o design de seu projeto para a torre em 2016: o edifício de 22 andares está localizado perto da Avenida Paulista em São Paulo. O arranha-céu, apelidado de Rosewood, faz parte da Cidade Matarazzo, um terreno de 27.000 metros quadrados contendo edifícios históricos que já compuseram a maternidade Filomena Matarazzo. Local tombado como patrimônio, o Allard Group está restaurando os edifícios e criando um centro cultural, do qual a nova torre de Nouvel será um componente central. Definida para conter um hotel e unidades residenciais, a torre de Nouvel foi projetada para ser uma continuação vertical da paisagem local.

Abrahamic Family House por Adjaye Associates

Cortesia de Adjaye Associates
Cortesia de Adjaye Associates

Adjaye Associates foi selecionado como vencedor do concurso The Abrahamic Family House, em Abu Dhabi. O projeto de referência, na Ilha Saadiyat, é um espaço onde 3 religiões se unirão com a implantação de uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Situado em um pavilhão de visitantes secular, o projeto encomendado pelo Comitê Superior para a Fraternidade Humana é o primeiro de seu gênero.

3D Printed Homes por Bjarke Ingels Group (BIG)

Cortesia de ICON, BIG, LENNAR
Cortesia de ICON, BIG, LENNAR

A empresa de construção residencial Lennar e a empresa de tecnologias de construção ICON estão colaborando com o BIG-Bjarke Ingels Group para construir a maior comunidade de casas impressas em 3D até hoje. Espera-se que o bairro de 100 casas em Austin seja inaugurado em 2022 e combinará a robótica, o software e os materiais avançados inovadores da ICON com os desenhos do BIG. O projeto ocorre após a escassez de mão-de-obra e material, que tornou a casa própria fora do alcance de muitas famílias americanas, com um déficit de quase 5,5 milhões de casas unifamiliares em todo o país.

Valley por MVRDV

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Com sua paisagem de terraços de pedra irregulares, janelas salientes e varandas cobertas de densa vegetação projetada pelo arquiteto paisagista Piet Oudolf, o Valley traz o verde necessário para o distrito comercial de Zuidas, em Amsterdã. Projetado para a EDGE Technologies, o projeto de uso misto de 75.000 m2 contém apartamentos, lojas, escritórios, institutos culturais e um centro criativo, com destaque para um “nível vale” de acesso público localizado na base do edifício, nos andares 4 e 5.

Studio City por Zaha Hadid Architects

Cortesia de Minmud
Cortesia de Minmud

Localizado no distrito de Cotai, em Macau, adjacente ao cruzamento da Lotus Bridge com a China continental, o resort Studio City, inspirado em Hollywood, recebe hóspedes e visitantes da cidade desde 2015. Nomeado em 2017 para expandir o resort, Zaha Hadid Architects projetou o Studio City Phase 2 com novas instalações de lazer, entretenimento e hospitalidade, incluindo um dos maiores parques aquáticos internos e externos da Ásia e um Cineplex de seis telas, juntamente com amplos espaços para conferências e exposições.

Nanjing Vertical Forest por Stefano Boeri Architetti

Cortesia de Stefano Boeri Architetti
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

A Floresta Vertical de Nanjing está localizada no distrito de Nanjing Pukou, uma área selecionada para liderar o processo de modernização do sul de Jiangsu e o desenvolvimento da área do rio Yangtze. As duas torres que compõem o complexo são caracterizadas pela alternância de varandas e floreiras modeladas na Floresta Vertical de Milão, e as fachadas abrigam 600 árvores de grande porte, 200 árvores de médio porte e mais de 2.500 arbustos e plantas rasteiras que cobrirão uma área de 4.500 metros quadrados.

The ReefLine por OMA

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

OMA e Shohei Shigematsu projetaram uma proposta para o primeiro parque de esculturas subaquáticas e recifes artificiais de Miami Beach na Flórida. Trabalhando com Ximena Caminos e BlueLab Preservation Society, o projeto funcionará como um recife artificial para proteger e preservar a vida marinha e a resiliência costeira de Miami. Chamado ReefLine, o projeto será um novo parque público subaquático de esculturas de 11 quilômetros com trilhas para snorkel e recife artificial localizado na costa de Miami Beach.

Istanbul Modern por Renzo Piano Building Workshop

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

O Museu Moderno de Istambul, no bairro histórico de Beyoğlu, está localizado na margem ocidental do Estreito de Bósforo, de frente para o bairro de Sultanahmet. Um novo edifício substituirá o existente atualmente localizado entre as ruas da cidade velha do bairro de Gálata e o terminal de cruzeiros portuário. O novo museu se tornará um ponto focal urbano entre a cidade antiga a oeste, o Bósforo ao sul, o Tophane Park ao norte e o novo empreendimento à beira-mar de Galataport a leste, que substitui a antiga atividade do cais.

San Pellegrino Flagship Factory por Bjarke Ingels Group (BIG) & West 8

Cortesia de Bjarke Ingels Group
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Bjarke Ingels Group (BIG) foi revelado como o vencedor de um concurso para projetar a nova sede e fábrica de engarrafamento da San Pellegrino, localizada no local de mesmo nome nos Alpes do norte da Itália. O briefing do concurso pedia aos arquitetos que renovassem e expandissem a sede histórica da empresa líder mundial de água mineral com gás, com um “design verdadeiramente inovador e tecnologicamente avançado” destinado a integrar-se à estética natural do terreno circundante.

Bezalel Academy por SANAA

Cortesia de SANAA
Cortesia de SANAA

O novo campus do SANAA para a Bezalel Academy of Arts and Design em Jerusalém está pronto para ser inaugurado em 2022. Inicialmente proposto em 2013, o novo projeto para a escola nacional de artes de Israel começou em 2015. O campus está sendo construído no Complexo Russo no centro da cidade de Jerusalém. O projeto reunirá 2.500 alunos e 500 membros do corpo docente à medida que a escola deixa o atual Campus Mount Scopus.

Xi’an International Football Centre por Zaha Hadid Architects

Cortesia de Atchain
Cortesia de Atchain

Zaha Hadid Architects revelou imagens do novo Centro Internacional de Futebol de Xi’an para a Copa da Confederação Asiática de Futebol (AFC). A instalação incluirá um estádio com capacidade para 60.000 lugares, juntamente com espaços cívicos, esportivos e recreativos para a cidade. Oferecendo condições ideais para o futebol, o Centro Internacional de Futebol de Xi’an também foi projetado de forma a maximizar seu uso pelas gerações futuras após o torneio de 2023.

Lanternen por Snøhetta & WERK Arkitekter

Cortesia de MIR
Cortesia de MIR

WERK e Snøhetta foram selecionados como vencedores da competição para o projeto do centro marítimo no porto de Esbjerg, na Dinamarca. A proposta coloca em prática um edifício brilhante intitulado Lanternen (Lanterna), uma nova adição que reunirá atividades comunitárias. O novo marco costeiro é um centro marítimo e vivo para a comunidade ao longo da costa oeste da Dinamarca. Imaginado como uma lanterna radiante numa paisagem muito particular, o projeto pretende potencializar a ligação entre a cidade e o mar.

Arkansas Museum of Fine Arts por Studio Gang

Cortesia de Studio Gang
Cortesia de Studio Gang

Criando um espaço vibrante para interação social, educação e apreciação pelas artes, o projeto do Studio Gang para o Museu de Belas Artes do Arkansas transforma essa instituição cultural em um espaço cívico exclusivo. Trabalhando de dentro para fora, o projeto – que inclui novas construções e reformas – esclarece a organização do interior do edifício, ao mesmo tempo em que estende a presença da AMFA no histórico MacArthur Park, abrindo o museu para a cidade de Little Rock.

Sundby School por Henning Larsen & SKALA Architects

Cortesia de Henning Larsen
Cortesia de Henning Larsen

Localizada na região de Lolland-Falster, na Dinamarca, a Henning Larsen e a SKALA’s New School em Sundby marcaram o início de um projeto histórico para a arquitetura sustentável de instalações educacionais do país. A escola primária está definida para ser o maior projeto de construção no município de Guldborgsund que garante altos parâmetros de sustentabilidade e envolvimento da comunidade. A escola deverá abrir as suas portas no final do verão de 2022, acolhendo mais de 580 alunos num terreno voltado para a natureza.

Hekla Tower por Ateliers Jean Nouvel

© Ateliers Jean Nouvel
© Ateliers Jean Nouvel

Jean Nouvel projetou essa torre de 220 metros de altura no principal distrito comercial de Paris, La Défense. O arquiteto e proprietário do escritório francês tem um relacionamento de trinta anos com a área de La Défense, que remonta a 1982, quando terminou em segundo lugar no concurso para a Arca. O Hekla será composto por 47 andares com escritórios, unidades residenciais privadas e alojamento estudantil.

Booking Headquarters por UNStudio

Courtesy of UNStudio
Courtesy of UNStudio

A sede da Booking.com está localizada no centro da cidade de Amsterdã, atualmente em construção na Oosterdokseiland, e é parte de um dos maiores projetos urbanos da Europa Ocidental. O campus da Booking.com se tornará um ambiente animado onde as pessoas podem se conhecer, inspirar, viver, trabalhar e se divertir. O campus da Booking.com é o último “subplano” da Oosterdokseiland e é imaginado como um centro social projetado especificamente para incentivar encontros.

1,000 Trees por Heatherwick Studio

Cortesia de Heatherwick Studio
Cortesia de Heatherwick Studio

No final de 2021, o Heatherwick Studio concluiu a primeira fase do 1,000 Trees Development em Shanghai. O projeto de 300 mil metros quadrados foi concebido como uma porção de topografia que toma a forma de “duas montanhas arborizadas” compostas por 400 terraços e 1000 colunas estruturais. O megaprojeto está localizado na Moganshan Road, em Shanghai, próximo ao M50 Art District da cidade. As últimas imagens divulgadas mostram um projeto que cresce a partir de seu contexto e se conecta ao rio adjacente.

Santiago International Airport por ADPi e Luis Vidal + architects

Cortesia de Nuevo Pudahuel
Cortesia de Nuevo Pudahuel

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez no Chile é um importante hub de conexão entre América, Oceania e Europa e está entre os mais eficientes e modernos da América Latina. A crescente demanda por voos fez com que o Ministério de Obras Públicas do Chile (MOP) lançasse um projeto de ampliação das infraestruturas que inclui a renovação do terminal existente, a construção de um novo terminal internacional, estacionamento e outros edifícios, estações de tratamento de água e uma central elétrica.

Grand Egyptian Museum por Heneghan Peng Architects & West 8

Cortesia de Heneghan Peng Architects
Cortesia de Heneghan Peng Architects

A competição para o projeto foi realizada em 2003 e atraiu cerca de 2.000 inscrições de 83 países. O projeto de Heneghan Peng em um planalto desértico adjacente às grandes Pirâmides de Gizé e Cairo abrigará a maior coleção individual de artefatos egípcios e, com 100.000 m2, um dos maiores museus do mundo. Incluirá um amplo espaço de galeria, instalações para conferências, bibliotecas e instalações de pesquisa, além de espaço dedicado à programação pública.

Hermès Workshops por Lina Ghotmeh Architecture

Cortesia de Lina Ghotmeh Architecture
Cortesia de Lina Ghotmeh Architecture

Esses novos escritórios da Hermès surgem do contorno exato do terreno. São atraídos pela natureza próxima e colocados na perspectiva da altimetria da região. A sua malha ortogonal, orquestrada pelo seu funcionamento interno, desdobra-se no terreno, encontra o solo, abarca a paisagem e dialoga com o território. Os grandes arcos ‘panorâmicos’ seguem a moldura dos escritórios.

fonte: ArchDaily

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo