Educação

Novo ensino médio: confira 5 principais mudanças no nível escolar

Você sabia que em 2022 o ensino médio sofreu algumas mudanças? É verdade. Para deixar você por dentro das novidades sobre esse assunto, confira as 5 principais mudanças que podem impactar o dia a dia de milhares de estudantes de norte a sul do Brasil.

Reorganização das disciplinas

Com a implantação do novo ensino médio, as 11 disciplinas tradicionais da grade curricular começarão a fazer parte de quatro áreas do conhecimento, que são mais abrangentes. São elas: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Matemática.

Cerca de 60% de toda a carga horária do novo ensino médio será a mesma para todos os alunos. Será possível escolher os outros 40% restantes (chamados de itinerários formativos). Ou seja, os estudantes poderão estudar as disciplinas que mais lhes interessam.

Nova carga horária no novo ensino médio

Os jovens estudantes vão passar mais tempo na escola em 2022. Até o ano passado, era obrigatório o cumprimento de 800 horas de aula por ano, ou seja, 4 horas por dia distribuídas em 200 dias letivos. Agora, serão 1.000 horas anuais, o que implica em ficar 1 hora a mais por dia letivo na escola.

Se você vai começar a cursar o ensino médio esse ano, no final de 2024, vai ter cumprido cerca de 3.000 horas letivas. É conveniente salientar que a nova lei autoriza que 20% das aulas do período diurno e 30% das aulas noturnas sejam realizadas remotamente.

Foco no mercado de trabalho

O novo ensino médio mudará o seu foco, que era deixar os estudantes preparados exclusivamente para cursarem o ensino superior. As novas mudanças têm o objetivo de facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, já que a maioria não tem nenhuma experiência profissional. O novo formato terá uma maior integração com diversos cursos profissionalizantes.

Sendo assim, os estudantes podem escolher uma determinada área técnica e direcionar os seus esforços para ela. Depois de concluir o curso escolhido, o diploma do formando virá com todas as informações da sua nova profissão.

O intuito é deixar os estudantes um pouco mais cientes sobre os desafios futuros do mercado de trabalho e auxiliá-los na escolha de uma área que realmente tenham afinidade.

Projeto de Vida

O novo ensino médio também vai permitir o acesso a um programa que somente os alunos que faziam parte das escolas de tempo integral participavam: o Projeto de Vida. Trata-se de uma inciativa que possibilita o estudante ser orientado por um professor ou psicólogo sobre as suas perspectivas futuras em relação aos seus objetivos profissionais.

Esse novo espaço de reflexão é fundamental para que os jovens possam pensar mais em seu papel na sociedade como ser humano e no mercado de trabalho. O objetivo é moldar o estudante para os obstáculos diários que precisam ser superados, seja em sua vida pessoal ou em sua carreira.

Enem também poderá sofrer mudanças

É bem provável que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofra mudanças, mas ainda não se sabe quais serão elas. Pelo andar da carruagem, o primeiro dia de provas deverá ser das disciplinas de formação geral básica e o segundo das matérias de áreas distintas do conhecimento.

Dessa forma, poderão existir tipos de provas diferentes que poderão ser escolhidos pelo estudante. Mas não se assuste com essa novidade, já que esse novo formato provavelmente ocorrerá somente em 2024. Mas as escolas já devem providenciar as alterações ainda esse ano para que, na data prevista, tudo já esteja devidamente implementado.

Fonte: concursosnobrasil.com.

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo