Economia

Negativado: quanto tempo até uma dívida prescrever do Serasa? Confira

Você sabe em quanto tempo uma dívida deixa de aparecer no SPC e Serasa? Confira o texto a seguir.

A maioria dos brasileiros começou a enfrentar problemas financeiros por causa da pandemia da Covid-19. O aumento do desemprego no país está em 11% e esse é o maior exemplo das consequências econômicas trazidas pela doença. Por este motivo, o número de negativados também aumentou.

Segundo uma pesquisa do Foregon (portal de serviços financeiros), cerca de 44,3% dos entrevistados têm o nome com restrições no SPC ou Serasa (órgãos de proteção ao crédito).

Existe a possibilidade de se livrar dessa dívida?

É possível você ficar livre de uma dívida caso ela prescreva, e isso ocorre quando o débito atinge cinco anos de atraso. Então, as restrições ao crédito são excluídas automaticamente dos registros do SPC e Serasa, conforme o artigo 27 do CDC (código de Defesa do Consumidor).

Então quando uma dívida “caduca”, o nome do devedor não ficará mais sujo, mesmo que ele tenha deixado de realizar o pagamento. E mais, após o prazo de cinco anos, também deixará de influenciar no score de crédito (nota do pela Serasa para estipula a capacidade de pagamento do usuário).

O que acontece com as dívidas?

Mesmo após a dívida vencer, isso será apenas um alívio financeiro momentâneo, isso porque o nome do indivíduo fica limpo apenas nos órgãos de proteção mas dívidas prescritas não desaparecerão.

O que ocorre é que as dívidas são acessadas pelos bancos, para coletar dados fornecidos pelo BC (Banco Central), e também pelo SCR (Sistema de Informações de Crédito), para estabelecer se podem liberar ou não crédito a uma pessoa.

Em suma, existe esse alívio financeiro mas a pessoa fica limitada podendo enfrentar alguns problemas para tentar uma aprovação em um financiamento sendo um empréstimo pessoal ou para solicitar um cartão de crédito. Por isso, talvez a melhor solução seja tentar um acordo com o credor para quitar a dívida de uma vez.

Charles Maia

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo