Economia

Microcrédito será disponibilizado pela Caixa para MEIs e trabalhadores informais

Poderão solicitar às empresas jurídicas e pessoas físicas por meio do Caixa Tem.

A categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs) e trabalhadores informais vão poder requisitar uma nova modalidade de crédito, relacionado a um empréstimo, segundo o governo federal que anunciou sobre isso nos últimos dias. Entenda um pouco melhor sobre o microcrédito que a Caixa vai disponibilizar para eles.

Programa: Microcrédito Digital para Empreendedores

Idealizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, esse programa promete disponibilizar recursos para que pequenos negócios possam investir. São cerca de 4,5 milhões de brasileiros que poderão pedir, divididos em Pessoa Jurídica (PJ) e Pessoa Física (PF).

Quem pode contratar e a partir de quando?

O programa de simplificação do Microcrédito Digital (SIM Digital) para Empreendedores prevê início em 28 de março. Esse programa se baseia em duas modalidades operacionais, segundo Pedro Guimarães, o presidente da Caixa Econômica.

Essa modalidade de crédito terá um limite de até R$ 1 mil para PF e de até R$ 3 mil para PJ que atua como MEI. Nesse último caso, a taxa de juros mensal será de 1,99% com prazo de até 24 meses para pagar. E para a PF será de 1,95% com o mesmo prazo de 24 meses.

Como ocorre a contratação desse benefício?

Esse microcrédito ficará disponível por meio do celular, do aplicativo Caixa Tem, especialmente para as pessoas físicas. Por isso, a contratação desse serviço será feita de forma automática. Além disso, será feita uma análise de crédito da pessoa que solicitou em até uma semana.

No entanto, no caso daqueles que são registrados como MEI, em um primeiro momento, essa prestação de serviço será feita de forma presencial, nas agências da Caixa. Em seguida, após 45 dias, esse crédito também deve estar disponível para realizar a contratação via aplicativo do Caixa Tem.

Além disso, quando tratamos das pessoas físicas, elas poderão solicitar diretamente por meio do aplicativo Caixa Tem, incluindo também as que estão com o nome manchado. Por fim, essa plataforma será a principal atuante como agente financeiro dessas transações.

Fonte: O Capitalista

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo