Empreendedorismo

Empreendedora transforma hobby em negócio com e-commerce de decoração

Antes de empreender com a plataforma de decoração e design do segmento de luxo Theodora Home, a empresária Marcela Caio trabalhou por quatro anos no mercado financeiro, mas sentia vontade de explorar novas possibilidades. Ela sempre teve um apreço pela estética, chegando a cursar design em Florença, na Itália, mas não imaginava que o hobby se tornaria parte da sua trajetória profissional. Dez anos após o início do projeto, a plataforma registra volume médio de 2.500 pedidos por mês, com tíquete médio de R$ 1.400, e tem mais de 25 mil clientes cadastrados.

A trajetória nesse mercado teve início em 2011. Apesar de adorar o caráter analítico das funções que desempenhava no mercado financeiro, a empreendedora decidiu sair em busca de um novo projeto e foi ajudar a mãe, Marcia, na rede de varejo popular de cama, mesa e banho da matriarca, principalmente para auxiliar na implantação do e-commerce da marca. Enquanto realizava cursos sobre plataformas e estudava o mercado nacional e internacional para dar uma mãozinha para a mãe, Marcela acabou se encantando pelo mercado digital. “Eu me preocupava muito com a busca pelos produtos e com o processo de trabalhar o conteúdo por trás deles, fotografar, apresentar de uma nova forma. Não sentia liberdade para fazer para a minha mãe, queria algo meu. Quando comecei a encontrar produtos diferentes, tive o sonho de reunir tudo no mesmo lugar”, relembra a empreendedora.

A Theodora Home teve início com 240 produtos para cama, banho e decoração, além de itens de papelaria e aromas especiais. Com um e-commerce de decoração e lifestyle voltado ao mercado de luxo, Marcela deseja ser o espaço para todos que desejam transformar seus lares em refúgios. O site funciona a partir do lançamento de coleções cápsulas, inicialmente com itens garimpados pela jovem em viagens pelo mundo e, hoje em dia, em colaboração com designers nacionais e internacionais.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 3 mil itens, com inclusão diária de produtos, desde os mais tradicionais, como toalhas e roupas de cama, até móveis e papéis de parede. Segundo Marcela, o tíquete médio das vendas gira em torno de R$ 1.400 e a média mensal de vendas é de 2.500 produtos. “Há dois anos, passei por uma crise de propósito, de me questionar. Não quero que a Theodora provoque consumo desenfreado. Como agregar com a plataforma? E então veio a oportunidade de contribuir com os pequenos designers”, conta.

No e-commerce da Theodora Home é possível encontrar itens de cama, mesa e banho, itens de decoração e móveis (Foto: Julia Herman)
No e-commerce da Theodora Home é possível encontrar itens de cama, mesa e banho, itens de decoração e móveis (Foto: Julia Herman)

Durante a pandemia, apesar do susto inicial, comum entre empreendedores de diferentes segmentos, Marcela percebeu um propósito maior na plataforma: servir como o ambiente digital em que pequenos produtores pudessem expor seus trabalhos virtualmente, em tempo muito menor do que se tivessem que iniciar um e-commerce do zero e para um público maior, considerando a carteira de 25 mil clientes já cadastrados na Theodora Home. “Foi uma virada de chave no crescimento de novas marcas. Entendemos que tínhamos a operação para ajudar parceiros que não estavam prontos para o digital, vimos quão sólidos estávamos e o quanto nossa logística era madura e funcionava”, aponta.

Desde o começo da plataforma, quando Marcela abastecia o site com os produtos que garimpava em viagens, o critério para a escolha dos parceiros é despertar desejo na própria empreendedora. Hoje, com o olhar mais apurado após 10 anos de trocas com o público, ela afirma buscar por produtos funcionais e que já estejam no radar das consumidoras. Em 2021, bateu recorde de parcerias: mais de 20 designers colaboraram com a Theodora Home, resultando em produtos como as jóias com pedras brasileiras com a Grifith, o homewear com a Maries Robe de Nuit e as cerâmicas handmade com Danielle Raiola.

Desde o início da plataforma, Marcela investiu na produção de conteúdo como forma de se diferenciar de outras marcas. O site traz composições e temáticas para os usuários, além de lançar duas revistas por ano e newsletters com conteúdos autorais. “Não acredito na venda do produto por si, tem que haver uma história por trás, temos que prestar um serviço aos clientes”, explica.

Marcela também destaca como o conteúdo trouxe novas oportunidades de negócio para a Theodora Home. Hoje, além da plataforma digital, a marca também conta com os projetos Studio TH Second Floor.

O primeiro, braço focado em decoração, surgiu cinco anos após o início da Theodora, a partir da demanda dos clientes que queriam ter o toque da marca em suas casas, não apenas os produtos. Paula Caio, irmã e sócia de Marcela, é a arquiteta por trás dos projetos. A partir de um valor mínimo de compra, determinado de acordo com o espaço que será decorado, a equipe monta uma curadoria de itens e realiza a produção na casa do cliente, que tem uma semana para decidir se ficará com os produtos ou se usará o saldo para garimpar outras peças no site.

Além dos produtos disponíveis no e-commerce, a Theodora Home também oferece serviço de consultoria e decoração de ambientes (Foto: Julia Herman)
Além dos produtos disponíveis no e-commerce, a Theodora Home também oferece serviço de consultoria e decoração de ambientes (Foto: Julia Herman)

Marcela estima que duas produções sejam realizadas semanalmente por sua equipe, com mais de 240 projetos entregues na capital paulista e em cidades próximas, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Studio TH chega a novo patamar neste ano, com a entrega dos primeiros projetos 100% planejados e decorados pelos profissionais via TH Arquitetura, sendo dois apartamentos e uma casa.

Já o Second Floor conta principalmente com artigos de decoração e surgiu durante a pandemia. O espaço funciona como um canal de vendas de produtos de segunda mão, usando a logística de entrega e o alcance da plataforma para anunciar os itens.

Para este ano, na esteira das comemorações de 10 anos da Theodora Home, a empreendedora pretende tirar do papel mais planos focados em prestação de serviços e experiências, como o projeto de wellness criado durante a pandemia, que oferece, além de produtos, aulas de meditação e leituras de chakras. “Temos planos de retomar digitalmente os eventos que realizamos no nosso showroom antes da pandemia, como aulas de empreendedorismo, decoração e arte”, afirma.

fonte: globo

Charles Maia

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