Filmes

Documentário “Mare” reflete sobre a solidão na velhice

Ocurta-metragem ‘Maré’, conta a história de um personagem (Gringo Starr), da terceira idade, profundamente doente, angustiado com sua existência e que recebe a visita de um jovem que o faz revisitar o passado e rever suas escolhas de vida. Em depoimento à imprensa nacional Dagma Castro, produtora executiva do filme, disse que a equipe trabalhou com dedicação, entrega e com todo cuidado, em relação ao Covid, em uma produção que atravessou a pandemia em processos criativos. Segundo ela, a produção cinematográfica é um produto cultural que provoca diálogos importantes e movimenta uma cadeia produtiva de diversos profissionais.

curta foi gravado na Praia de Taquaras, Balneário Camboriú, que teve estreia dia 17 de dezembro, de forma remota (canal YouTube da Café Maestro Produções). O curta já ganhou 4 prêmios no festival “Curta Alagoinha”- Alagoinha (PE), os prêmios foram de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, e Melhor Ator para Gringo Starr. Foi produzido pela Big Fish Filmes e Café Maestro Produções, e contemplado no edital LIC/2019, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Solidão e a Terceira Idade

Como contrapartida sociocultural do projeto aprovado pela LIC, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, para produção do curta metragem ‘Maré’ foi realizada uma Roda de Conversa em fevereiro de 2022, intitulada ‘Solidão e a Terceira Idade’, na plataforma zoom, online, aberto para interação e participação do público.

Dagma Castro explicou a pertinência do tema para a Roda de Conversa, porque em Balneário Camboriú, que tem perto de 150 mil habitantes, vivem em torno de 30 mil pessoas com mais de 60 anos; ou seja quase 1/5 da população. Segundo ela, “este número carrega muitas questões sociais além de representar uma parcela que não é economicamente ativa na cidade, ou seja já não tem atividades profissionais que os envolva, então nos perguntamos: como inventam seus dias? Com quem moram? O que a cidade lhes oferece? E tantas outras questões que nos vem à baila. Daí trazer a narrativa do filme para dialogar com pessoas que atuam na linha frente atendendo esta população e também alguns personagens de nossa cidade que somam nestes números. Assim pensamos ser importante dialogar no eixo cidade x cultura”. 

O diretor de fotografia do Maré, Jaques Rangel também comentou que entende que “um filme sempre tem uma narrativa que precisa ser dialogada com o público, neste caso um idoso que enfrenta uma etapa difícil da vida; na verdade o caminho que todos naturalmente cursaremos, buscamos aliar diversos fatores da vida para não ser a sorte à nos levar aos 80,90, mas sim nossas escolhas”.

A Roda de Conversa contou com convidados acima de 80 anos e outros que estão próximo desta idade e em plena atividade profissional ou aposentados, mas em processos criativos no universo da cultura e ainda os que estão na linha de frente do atendimento na Secretaria da Pessoa Idosa, como por exemplo do programa ‘Abraço’, que promove acolhimento, proteção e apoio para as pessoas de 60+ vítimas de violência.

Entre as pessoas convidadas estava Ignez Basseggio Müller, natural de Itá (SC), 82 anos, que vive em Concórdia (SC) desde os três anos de idade. Estudou até a 4a série do primário, mas sempre teve habilidades artísticas e tornou-se designer de interiores autodidata. Na pandemia, isolada em sua casa em Bombinhas, ela desenvolveu uma técnica de arte com madeiras de demolição, que estavam guardadas para uso em sua lareira. Começou a pintar faróis, remos, barcos, peixes e com a venda dessas peças, ajudou pessoas em vulnerabilidade social. Reside em Bombinhas, sozinha, há cerca de 18 anos.

Ficha técnica
Direção: Mirela Kruel e Jaques Rangel
Roteiro: Marco Souto e Tiago Sebben
Produção: Big Fish Filmes e Café Maestro Produções
Produtora Executiva: Dagma Castro
Elenco: Gringo Starr e Roner Lucas
Direção de Produção: Dagma Castro
Direção de Fotografia: Jaques Rangel
Figurino: Celi Pará
Montagem: Jaques Rangel

Instagram do filme: @curtamare /

Foto de destaque de Marlon Andrei

fonte: Portal do Envelhecimento

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo