Concurso

Concursos Segurança PE devem ter editais no segundo semestre

Governador Paulo Câmara informa que editais dos concursos Segurança PE devem ser publicados no segundo semestre de 2022. Confira!

Os concursos públicos para as Forças de Segurança de Pernambuco devem ter editais publicados no segundo semestre de 2022. O prazo foi informado pelo governador Paulo Câmara em reunião com a deputada estadual Gleide Ângelo, na segunda-feira, 11.

As vagas serão para ingresso no Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. De acordo com a deputada Gleide, no momento, o processo está na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para verificar a questão orçamentária. 

Cada Força de Segurança já informou a necessidade de pessoal. Agora, o governo avalia o orçamento disponível para realizar as nomeações. Com isso, será possível definir a quantidade de vagas imediatas por cargo. 

Após essa análise financeira, será formada uma comissão por cada corporação para elaborar o edital.

Em reunião com a deputada Gleide Ângelo, governador Paulo Câmara
fala sobre concursos da Segurança (Foto: Reprodução Instagram) 

De acordo com Gleide Ângelo, “o quantitativo de vagas será muito grande”.  A parlamentar reforçou que, em 2018, a PM PE tinha 20 mil servidores. Este ano, o efetivo está em 15 mil servidores.

Isto aponta a urgência para abertura de milhares de vagas no concurso para que a carência seja suprida. 

Por sua vez, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, também confirmou a realização dos concursos Segurança PE:

“Já está autorizado pelo governador novos concursos para todas as operativas da Secretaria de Defesa Social para que a gente tenha permanentemente o ingresso de novos profissionais nas forças. É isso que permitiu que 2021 fosse o ano com a menor taxa de roubo e menor taxa de homicídios da história”, disse o titular da pasta.

Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu há quatro anos

Em 2018, foi aberto o último concurso PM e Bombeiros PE. Foram disponibilizadas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 
Para oficial da PM PE, o requisito foi ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 
Além da escolaridade, para todos os cargos, os concorrentes tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE foram compostos por 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Fonte: Folha Digital

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo