Política

Câmara reage a Bolsonaro e afirma que Noronha continuará em Pernambuco

Governador de Pernambuco cobrou promessa do presidente de realizar saneamento básico no arquipélago e diz que Constituição assegura posse.

Após governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolar, no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de liminar para solicitar a retomada da titularidade do arquipélago de Fernando de Noronha, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), divulgou nota, nesta sexta-feira (25/3), onde se posiciona: “Fernando de Noronha sempre fez parte de Pernambuco. (…) É um orgulho do povo pernambucano e vai continuar sendo”.

Na peça enviada ao Supremo, o governo federal alega que o domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União e cabe ao estado de Pernambuco o imediato cumprimento do inteiro teor do Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais da Ilha de Fernando de Noronha.

O governo Bolsonaro reclama que Pernambuco “vem descumprindo os termos do contrato e embaraçando a atuação da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e de órgãos ambientais federais na gestão da área”.

Em resposta, Câmara diz que a população de Fernando de Noronha gostaria que o “governo federal tivesse a mesma persistência e celeridade que empenha num processo judicial extemporâneo e que agride a Constituição para fazer cumprir a promessa, divulgada em 2019, de que iria realizar o saneamento básico da ilha”.

Na nota, o governo ressalta que projeto básico do esgotamento sanitário foi enviado ao Ministério do Meio Ambiente desde fevereiro de 2020 e “vem sendo reiteradamente ignorado”.

“Enquanto a ‘ação’ do governo federal se limita às cortes, o governo de Pernambuco tem intensificado as entregas na ilha com recuperação das estradas vicinais, instalação de iluminação de LED, reforma do porto e o fim do rodízio no abastecimento de água com um novo dessalinizador. Além dos projetos ambientais de destaque como o Plástico Zero e o Carbono Zero, referências nacionais de preservação ecológica”, enfatiza Câmara.

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo