Dicas de Negócios

AgroSertões da Cinco dicas para melhorar a qualidade da água do boi

Cinco dicas essenciais para melhorar a qualidade da água para a produção de bovinos de corte no Nordeste. A dúvida veio do pecuarista Adailton Bezerra, do município de Pedra Branca, no sertão cearense. Ele pediu algumas recomendações para sua região, onde é muito seca.

Confira abaixo a lista dos itens que o produtor deve pôr em prática, segundo o médico veterinário, Fernando Loureiro. 

1ª dica. Limpeza dos bebedouros

Para o especialista a recomendação é de fazer esse procedimento começando de 15 em 15 dias. Conforme a própria evolução desse manejo, o produtor pode encurtando esse período para dez em dez dias e até mesmo para uma vez por semana.

Animais saciando a sede em bebedouro. Foto: Fernando Loureiro

2ª dica. Limpeza mecânica

No momento da limpeza é ideal fazer inclusive uma limpeza mecânica. É preciso esfregar as paredes internas e o fundo do bebedouro com uma vassoura ou escova, sem adição de qualquer produto. A limpeza é feita com a água que estiver no bebedouro.

Para economizar a água, existem produtos que auxiliam o produtor a remover a água onde estão as impurezas. Dessa forma, apenas 10% a 15% de água são retiradas. Essa água pode inclusive ser reaproveitada para irrigar a área de pasto.

3ª dica. Adotar fichas de leitura do bebedouro

Exemplo de ficha de leitura de bebedouro. Foto: Fernando Loureiro

O pecuarista deve estabelecer um cronograma para monitorar os detalhes do aspecto da água do gado. Os produtores interessados podem solicitar gratuitamente a ficha de leitura pelo e-mail rubbertankbrasil@gmail.com.

4ª dica. Avaliação do pH da água

O método de avaliação da água para o rebanho é semelhante à medição do pH de uma piscina.

5ª dica. Avaliação do fundo do bebedouro

É importante verificar se há presença de matéria orgânica, formação de microalgas e lodo. Eles devem ser removidos na limpeza.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Faça como a telespectadora acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre qualidade de água para o rebanho, pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Fonte: Agrosertão Pecuária de Corte

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo