CuriosidadeSem categoria

A EMOÇÃO DE PAIXÃO DE CRISTO EM NOVA JERUSALÉM

Estive ontem disfrutando do espetáculo d Paixão de Cristo de nova Jerusalém, fica no distrito de Fazenda Nova no município de Brejo da Madre de DEUS PE a 200,5 Km de Recife capital de Pernambuco.

É impressionante um espetáculo tão grandioso acontecer tão distante dos grandes centros urbanos, mantendo uma estrutura impecável.  Teatro de Nova Jerusalém tem padrões internacionais, com espaços para banheiros limpos, comida de qualidade, policiamento reforçado, corpo de bombeiro e posto médico, uma atenção especial é dada as pessoas com deficiência ou por algum motivo não posso acompanhar todos o espetáculo andando. Na entrada do teatro se encontra várias cadeiras de roda e todos os lacais tem espaço reservado para que os cadeirantes assistam o espetáculo com qualidade.  

A Sociedade Teatral de Fazenda Nova voltará a encenar o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A próxima temporada será realizada 9 a 16 de abril de 2022 no maior teatro ao ar livre do mundo localizado no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife.

Na peça teatral, que este ano completa 53 anos de história, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz parte da Jerusalém dos tempos de Jesus, incluindo o grandioso Templo, o Fórum Romano, o Palácio de Herodes, a Via Sacra e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Realizada desde 1968, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já foi assistida por cerca de 4 milhões de pessoas do Brasil e exterior, consolidando-se como uma das principais atrações turísticas do País durante a Semana Santa.

A maior parte do público vai a Fazenda Nova para assistir ao espetáculo por meio de ônibus de turismo e vans, que é a forma mais fácil e cômoda. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados facilmente na internet. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações, que formam caravanas para assistir ao espetáculo.

Muitas pessoas também preferem ir de automóvel. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana, Recife, e ao município de Caruaru é duplicada na maior parte do trajeto, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.

Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife/PE e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o Estado. A vila de Fazenda Nova, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica a 1 Km do local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.

A ideia de construir um teatro que fosse uma réplica da cidade de Jerusalém, para que nela ocorressem as encenações da Paixão de Cristo, foi de Plínio Pacheco, jornalista gaúcho, que chegou a vila Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 53 anos de história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que, ao longo desse tempo, já atraiu cerca de 4 milhões de espectadores de todo o Brasil e do mundo.

Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo, é uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios, além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo seu fundador e gênio Plínio Pacheco.

Como uma pessoa religiosa que sou, a emoção é inexplicável. Ver com tanta realidade as passagens de Jesus para cumpri o proposito de DEUS e salvar a humanidade e inexplicável. É importante que todos tenha acesso a assistir o espetáculo. E vivencia uma coisa nossa que nos orgulha em todo o mundo.

Obrigado a toda a direção da paixão de Cristo em especial a Mauro Gomes assessor de Imprensa

Charles Maia

.

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo