Alimentos

7 alimentos que não podem ir ao micro-ondas, mas muitos ainda insistem

micro-ondas é um eletrodoméstico que garante bastante praticidade à rotina e já está presente na casa de muitos brasileiros. Com ele, é possível descongelar alimentos, aquecer refeições e até preparar pratos completos.

No entanto, existe alguns alimentos que não devem ser levados ao aparelho. Os motivos são diferentes em cada caso, e vão desde a perda de nutrientes até a liberação de substâncias cancerígenas.

Alimentos que devem passar longe do micro-ondas

1. Arroz

Quando submetido a altas temperaturas, o arroz perde seus nutrientes. Por isso, o alimento deve ser cozinhado na panela, em água fervente, onde a temperatura vai aumentando as poucos. No caso do micro-ondas, o calor se mantém uniforme durante todo o preparo.

2. Manteiga ou margarina

O valor proteico da margarina ou manteiga vai embora quando o ingrediente é derretido no aparelho.

3. Cítricos

Um dos grandes benefícios dos alimentos cítricos é a vitamina C. Quando são aquecidos ou cozinhados, eles perdem essa poderosa propriedade.

4. Carne

O maior problema de cozinhar carnes no micro-ondas, ao contrário do que muitos pensam, é a temperatura. Quando é submetido a altas temperaturas, o alimento perde quase completamente seu valor proteico.

5. Pipoca

Parece pegadinha, mas esse ingrediente também está na lista. Os grãos de pipoca para micro-ondas contém ácido perfluorooctanoic (PFOA), substância que prejudica o sistema endócrino e a produção dos hormônios.

6. Leite

Esse é mais um alimento que se torna um verdadeiro desperdício quando esquentado no micro-ondas. O leite pode perder até quarenta por cento dos nutrientes e a totalidade de sua vitamina B12.

7. Brócolis

brócolis cozido no micro-ondas perde até 97% de suas propriedades antioxidantes. Na panela com água, a perda é de apenas 11%

Dicas para usar o micro-ondas

  • Materiais proibidos: garrafa térmica, metais em geral, papel de alumínio, isopor, papel comum, plásticos impróprios para o uso em micro-ondas, embalagens de comida chinesa, pratos com detalhes metálicos e sacos de padaria.
  • Ligar sem nada dentro: evite fazer isso, já que o aparelho vai absorver suas próprias micro-ondas e pode até gerar uma explosão.
  • Cuidado com: embalagens fechadas ou com tampa, alimentos com pouca umidade, mamadeiras, ovos e alimentos com pele, membrana ou casca.

fonte: EditalConcursosBrasil.com.br 

Charles Maia

Site de noticia dinâmico e social. Trabalhos do dia a dia de nossa sociedade. Contando histórias de sucesso de povo sertanejos e trajetórias de orgulho de homens e mulheres que tanto contribuíram para o nosso crescimento e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo