Triunfo PE trava guerra contra o Marimbondo

A cidade turistica de Triunfo, Sertão do Pajeú em Pernambuco (390 km do Recife), está travando uma verdadeira guerra contra a vespa do papel amarela, apelidada pelos colonizadores portugueses no século XVI com o nome africano de, Marimbondo. A invasão começou pelo Pico do Papagaio, local turístico mais visitado do município por ser considerado o ponto mais alto de Pernambuco, com 1260 metros acima do nível do mar. o local foi imediatamente fechado para visitas.
Um comunicado à população foi divulgado pela prefeitura justificando a interdição do local por causa de ataques dos Marimbondos registrados alí. Veja a nota:
“A Prefeitura Municipal de Triunfo, através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e da Secretaria de Turismo, suspendeu temporariamente a partir da manhã desta sexta-feira, 14 de julho, os serviços e atividades de visitação públicas no atrativo turístico Pico do Papagaio. A medida foi adotada após relatos de ataques de maribondos naquela localidade e por recomendação de pesquisadores e do Corpo de Bombeiros, os quais estão em parceria com a gestão municipal, analisando a situação. Por questão de segurança, a Prefeitura Municipal de Triunfo, informa a toda população e turistas que neste momento não recomenda a visita ao atrativo Pico do Papagaio e não se responsabiliza por qualquer acidente que houver nas dependências do espaço, caso alguém resolva seguir por conta própria até o local. A suspensão dos serviços e a orientação permanecem até que seja normalizada a situação. Agradecemos a compreensão!”
Em seguida, aconteceram novas ocorrências de ataques da vespa em outros locais da zona rural e da sede de Triunfo. Isso levou o prefeito, Luciano Bonfim, a emitir outra nota oficial alertando a população sobre a ampliação dos ataques e o convênio com autoridades especializadas para solucionar o problema. Especialistas atribuiram ao desmatamento essa onda do Marimbondo na cidade. Veja a segunda nota abaixo:
“A Prefeitura de Triunfo, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural comunica que as providências já estão sendo tomadas em relação à invasão de marimbondos na nossa cidade, como:
– Acionamento do Corpo de Bombeiros, onde os mesmos estão realizando trabalhos tanto na Zona Rural quanto na Zona Urbana;
– Captura e envio para que possa ser identificada a espécie e então iniciar estudos para detectar quais fatores estão ocasionando tais infestações;
– Em contato com especialista na área de Apicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram identificadas possíveis causas como, desmatamento da Caatinga e fatores climáticos, como baixas temperaturas.”
fonte: adrianoroberto



